terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um pouco mais sobre o cólera...

Continuando o assunto da postagem anterior e para quem quiser se aprofundar mais sobre o cólera, deixo uma excelente dica de leitura: O Mapa Fantasma (The Ghost Map).  O livro conta a história de como John Snow e Henry Whitehead descobriram, em um dos diversos surtos que assolavam Londres nos idos de 1800, que o cólera  era transmitido pela água. Mas seria muita omissão de minha parte afirmar que o livro se limita apenas a descrever este fato. Steven Johnson faz um resgate histórico da dinâmica intrínseca aos grandes centros urbanos do século XIX e os compara às metrópoles dos dias de hoje.  Além do mais, nos faz enxergar o mundo ao nível das bactérias, ao nível de uma rua, e ao nível da cidade como um todo. Nos mostra as cidades como um organismo errante, que responde aos estímulos de suas ruas, as quais são influenciadas pelas suas bactérias. Sendo assim, o autor apresenta de forma clara e transdisciplinar, que aglomerados de informações fazem emergir padrões que somente podem ser compreendidos se partirmos para um nível acima. E assim, pulando de um nível para outro, Steven Johnson nos conta a jornada de John Snow, o homem que viria a ser considerado o pai da epidemiologia anos mais tarde; de como sua determinação mudou radicalmente a vida de nossas metrópoles numa época de conceitos científicos equivocados.
Em um bairro pobre da nova metrópole, Sarah Lewis, aproveitou que seu bebê de seis meses dormia um pouco, depois de horas de choro e diarréia, para colocar de molho em um balde os panos sujos da criança doentia. Após a limpeza, Sarah fez como sempre: despejou a água em uma fossa em frente a sua casa.

O Mapa Fantasma


Autor: JOHNSON, STEVEN 
Tradutor: LOPES, SERGIO
Idioma: PORTUGUES
Editora:  ZAHAR 
Edição: 1ª Ano: 2008
Sugestão de onde obter este livro:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5068338&sid=87275524013920601753344518 
Material em inglês

The Ghost Map


Autor: JOHNSON, STEVEN 
Idioma: PORTUGUES
Editora: BERKLEY PUBLISHING
Sugestão de onde obter este livro:


Site oficiall do livro: http://www.theghostmap.com/





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a indicação de leitura. Muito me interessa esta relação entre os rios e a gestão urbana. Esta relação também deveria ser mais estudada na ictiologia, pois os peixes são bons indicadores da qualidade ambiental, assim como a necessidade de acompanhar o avanço das cidades e da malha urbana sobre os corpos d'água. Parabéns!

    ResponderExcluir