domingo, 4 de setembro de 2011

Cólera no Haiti

Epidemia de cólera no Haiti que contaminou 300.000 pessoas e matou quase 5.000, foi desencadeada por uma linhagem de Vibrio cholerae introduzida, provavelmente, por um acampamento das forças de paz da ONU.
 

A água do rio Artibonite é utilizado pelos haitianos para consumo, banho, lavagem de roupas, irrigação e recreação.

Pode parecer que foi resgatado dos livros de história sobre a idade média, mas o fato é recente. Após quase um século sem ocorrência de surtos de cólera, o Haiti se viu em outubro de 2010, numa epidemia que resultou em 300 mil pessoas contaminadas e quase 5 mil mortos. Com o objetivo de se descobrir a origem do surto, o secretário geral da Organização das  Nações Unidas, ONU, formou um Painel Independente para descobrir a origem do surto. Para isso, foram levantados dados epidemiológicos, da água e saneamento, e análises moleculares.


Os resultados

O primeiro caso de cólera registrado foi na região das cabeceiras do rio Artibonite em 17 de outubro de 2010. Três dias depois, foi registrado o primeiro caso no delta do Artibonite na costa do Haiti, local onde o surto se estabeleceu. As análises moleculares comprovaram que as linhagens de cólera do Haiti são geneticamente idênticas entre si, o que indica que elas se originaram da mesma fonte. As bactérias são muito similares, mas não idênticas às linhagens encontradas recentemente no sul da Ásia, o que significa que a bactéria não provêm do ambiente local. Estes dados foram cedidos por pesquisadores independentes e podem ser encontrados no trabalho de Chen-Shan Chin et al (2011), conforme a figura 1.

Figura 1. Reconstructing Phylogenetic Relationships among V. cholerae Strains.

Os dados obtidos no final do levantamento indicam que a fonte do surto pode ter sido um acampamento da ONU, situado próximo ao primeiro caso de cólera e que estava sendo ocupado por soldados nepaleses. Acredita-se que a contaminação ocorreu por algum vazamento do encanamento de esgoto do acampamento, cuja instalação deixava a desejar. Este vazamento poderia ter chegado a um tributário do rio Artibonite através de uma vala de drenagem que circundava o acampamento (fig. 2). Uma outra posssível fonte de contaminação pode ter sido o poço séptico a céu aberto, cujo esgoto cloacal do acampamento era depositado através de um serviço de caminhão pipa terceirizado haitiano. No local da fossa,  não haviam cercas que a protegessem e crianças frequentavam o local. Além do mais, a fossa transbordava com as chuvas e acabava contaminando os tributários do rio Artibonite (fig 3).
.
Figura 2. Precariedade dos encanamentos e do canal de drenagem que desemboca num tributário do Artibonite.
Figura 3. Fossa onde o esgoto cloacal era depositado.
As conclusões do relatório são de que o surto atingiu as proporções observadas, não somente pela deficiência referente  ao destino do esgoto fecal do acampamento da ONU, como também pela soma de diversos fatores como por exemplo: i) a carência de saneamento básico do Haiti; ii) a falta de imunidade dos haitianos para a linhagem e o fato desta produzir a forma mais potente da toxina do tipo clássico de cólera; iii) as condições ambientais no delta do rio Artibonite eram propícias para a rápida proliferação da bactéria. Nas suas conclusões, o relatório não deixa explícito que tenha sido o acampamento da ONU o responsável pela disseminação da linhagem asiática, mas faz uma série de recomendações às Nações Unidas para evitar que seus soldados introduzam o cólera em outros locais. Também são feitas recomendações para o governo haitiano priorizar investimentos em programas de saneamento e tratamento de água potável.

ResearchBlogging.org

 
Referências

Chin CS, Sorenson J, Harris JB, Robins WP, Charles RC, Jean-Charles RR, Bullard J, Webster DR, Kasarskis A, Peluso P, Paxinos EE, Yamaichi Y, Calderwood SB, Mekalanos JJ, Schadt EE, & Waldor MK (2011). The origin of the Haitian cholera outbreak strain. The New England journal of medicine, 364 (1), 33-42 PMID: 21142692

Cravioto A, Lanata CF, Lantagne DS, Nair GB.(2011). Final Report of the Independent Panel of Experts on the Cholera Outbreak in Haiti. http://www.un.org/News/dh/infocus/haiti/UN-cholera-report-final.pdf. Acessado em 04/09/2011.

3 comentários:

  1. Nossa!!! Incrível isso!! Em pensar que estamos em pleno século 21!!! E ONU!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuel, muito interessante seu blog!
    Realmente incrivel Carol, me pleno sec. XI acontecer uma coisa dessas, mas é como dizem aí ONU infelizmente é fachada ;/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua matéria Emanuel, parabéns!

    ResponderExcluir